quarta-feira, 29 de maio de 2013

Carnaúba dos Dantas - RN

     Os índios Cariris, de natureza nômade, dominavam a região chamada de Sertão do Acauã, compreendida entre os municípios de Currais Novos e Jardim do Seridó. Com um estilo peculiar de vida, os Cariris, primeiros habitantes da área, alimentavam-se de frutos, raízes e mel de abelha, e tinham prática em assaltos e pilhagens.
          Nos idos de 1700, chegava à localidade o Tenente Francisco Fernandes de Souza, na primeira tentativa de povoamento que se tem notícia. Algum tempo depois, surgiu Caetano Dantas Correia para iniciar uma vida que iria estar totalmente vinculada à história da região.
            Vindo de Pernambuco, Caetano Dantas Correia trouxe boiadas e implantou a Fazenda Carnaúba, nos idos de 1740, segundo o livro Nomes da Terra, de Câmara Cascudo, dando origem ao povoado e à futura cidade.
            Em 13 de agosto de 1790, segundo o livro Seridó, de José Augusto, Caetano Dantas passou para sua filha Anna, casada com Antônio Tomaz de Azevedo, através de documento de dotação, rezes, terras, prata, ouro e escravos.
            O povoamento começou a crescer e, em 1897, surgiu a primeira feira da localidade, durando apenas um pouco mais de um ano. Seis anos depois, em 1903, a feira foi restabelecida.
            O povoado desenvolveu-se em torno da atual capela, construída em homenagem a São José, no ano de 1900, com a orientação de Antônio Dantas Maria, um descendente de Caetano Dantas Correia.
            O nome do povoado, Carnaúba dos Dantas, vem da união do vegetal em abundância na área, a carnaúba, e o nome identificador do homem pioneiro e seu real fundador, Caetano Dantas Correia.
            Ainda pertencente a Acari, o distrito foi criado em 31 de outubro de 1938. Em 11 de dezembro de 1953, Carnaúba dos Dantas, desmembrou-se de Acari e passou a ser um novo município.
Carnaúba dos Dantas está localizada na Região Seridó Oriental, a 227 quilômetros de distância da capital.
            A cidade do famoso Maestro Felinto Lúcio Dantas, conta com um magnífico campo de sítios arqueológicos de antigos nômades, espalhados nos serrotes, e uma excelente atração turística como o Monte do Galo e o Castelo de Di Bivar. O artesanato é eclético, com confecção de flores de tecido.
Duas festas religiosas se destacam em Carnaúba dos Dantas. No dia 25 de outubro, tem a festa de Nossa Senhora das Vitórias, no Santuário do Monte do Galo, com grande presença de romeiros e fiéis. No dia 19 de março acontece a festa do padroeiro da cidade, São José.

Fonte:  http://www.achetudoeregiao.com.br/rn/carnaubadosdantas/historia.htm

















 
  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário