terça-feira, 24 de abril de 2012

Marcelino Vieira - RN


Marcelino Vieira foi emancipado de Pau dos Ferros na década de 1950. Seu nome foi dado em uma homenagem feita ao agricultor e criador paraibano, que veio para o Rio Grande do Norte onde destacou-se na política, além ter sido intendente várias vezes e Deputado Estadual.
O município conta ainda com uma importante tradição cultural, que vai desde o seu artesanato até o teatro, a música e o esporte. Marcelino Vieira destaca-se também em seus eventos, organizados, muitas vezes, pela prefeitura, juntamente ou não com empresas locais. Um dos principais é a Jegue Folia, que é realizada anualmente no início do mês de janeiro e é considerada como uma das maiores micaretas do estado.
Antes de se tornar município, a região era habitada pelos índios Panatis, que seriam os habitantes primitivos do município. A povoação do território do atual município iniciou-se com a criação de gado (pecuária), que seria um importante fator para o povoamento daquelas terras.
Em 1864, o senhor Raimundo Fernandes, proprietário de fazendas de criação de gado da localidade doou parte de suas terras para que fosse construída uma capela para Santo Antônio. Na época, o vigário de Pau dos Ferros, Padre Bernardino José de Queiroz, fez as articulações para a construção da capela e recebeu uma imagem de Santo Antônio em 1868. O crescimento do povoado foi lento com poucas moradias e um arruado bastante agradável para se viver ou visitar. A primeira escola primária foi construída em 1884, e em 1892 por decisão do governador Pedro Velho, o povoado de Vitória foi elevada à categoria de vila. Em 1943 a Vila Vitória foi elevada à categoria de distrito com o nome Panatis, em homenagem aos seus primeiros habitantes, os índios Panatis.
Finalmente, em 24 de novembro de 1953, o distrito de Panatis desmembrou-se de Pau dos Ferros passando à condição de município do Rio Grande do Norte, com o nome de Marcelino Vieira. A instalação oficial do município ocorreu em 24 de janeiro de1954.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Marcelino_Vieira












Nenhum comentário:

Postar um comentário